segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prefeitura loteando praças

Praça Maurício Cardoso com tapumes - foto Aldo Santos Alves

Praça Maurício Cardoso em Olaria


A Prefeitura do Rio definiu um padrão perverso de tratamento das praças cariocas: ocupá-las ao máximo com equipamentos, como UPAs, UPPs, Clínicas de Família ou arenas culturais, economizando na compra de terrenos. Nem praças tombadas têm escapado deste processo. O Parque Ari Barroso na Penha e o antigo Jardim Zoológico em Vila Isabel, tombados pelo Estado do Rio, também estão sendo colonizados por diversos equipamentos. Mas praças não são reservas de terras e sim elementos vitais para a vida das cidades.
Agora, isto ficou absolutamente claro com o decreto municipal n. 34.311 de 18 de agosto deste ano, que alterou o uso de cinco praças nas Zonas Norte e Oeste. Por este decreto, as praças dos Lavradores, em Madureira; Soldado Francisco Vitoriano, em Campo Grande; Honoré de Balzac, em Senador Camará; Santa Bárbara, em Rocha Miranda; e Marechal Maurício Cardoso, em Olaria poderão receber Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Isto contraria a Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 235 prevê: "As áreas verdes, praças, parques, jardins e unidades de conservação são patrimônio público inalienável, sendo proibida sua concessão ou cessão, bem como qualquer atividade ou empreendimento público ou privado que danifique ou altere suas características originais.”
Algumas moradores afetados não estão dispostos a verem suas praças serem destruídas dessa forma. Este é o caso da Praça Marechal Maurício Cardoso (em frente ao supermercado Extra, logo depois do Clube do Olaria). Lá, eles já se reuniram várias vezes e estão se mobilizando para mostrar ao Prefeito o quanto estão insatisfeitos com a destruição de sua praça. Unidades de saúde pública sim, mas não às custas do fim das praças!


2 comentários:

  1. Sou morador do entorno da praça e nessa qualidade acrescida a de cidadão, agradeço a sua disponibilidade e devida crítica a mais essa atrocidade de interesses políticos/eleitoreiro.
    Não podemos ficar engeçados nesses modelos, pré fabricados, de "UPAs" que tem embutida na sua proposta "nobre" que é a saúde a finalidade de enriquecimento ilícito de agentes públicos e empreiteros...
    NÃO A CORRUPÇÃO PASSIVA
    PRÓPRIO.

    ResponderExcluir
  2. Tá tudo errado!!! Onde vamos parar!!! Tá tudo errado!!! Eles não podem fazer isso com um patrimônio que é nossa!!! Os cidadãos precisam ser alertados contra isso. Posso postar isso no meu facebook?

    ResponderExcluir