A Prefeitura do Rio de Janeiro é useira e vezeira da tática de deixar um próprio municipal, ou uma área pública, se deteriorar para depois vir com uma solução que envolva gastos maiores do que a simples conservação. Verbas para conservação não são tão grandes. Já uma obra de recuperação pode envolver licitação, a contratação de empresas e até, eventualmente, uma propinazinha de leve. O Jardim de Alah foi mais uma vítima dessa prática das administrações municipais cariocas.
Ele é um parque com 93 mil m2, inaugurado em 1938, na
gestão do Prefeito Henrique Dodsworth, com projeto do arquiteto Azevedo Neto. Está situado nas duas margens do canal construído em 1920, que
substituiu a ligação natural entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o mar. O seu
nome remete a um filme de Hollywood lançado em 1936, refletindo as sensações
idílicas suscitadas pelo projeto.
Mas, seguidos prefeitos, incluindo o atual, deixaram o
Jardim de Alah se deteriorar, e até permitiram que o parque fosse usado como
canteiro da obra do metrô. Quando as obras terminaram, a Prefeitura aceitou o
Jardim de Alah de volta, com o seu trecho próximo à Lagoa totalmente destruído.
Os usuários e moradores das redondezas se perguntaram como isso foi possível. A
resposta parece estar no que veio a seguir.
Com o Jardim de Alah, a tática de deixar deteriorar
para depois fazer obra foi um pouco alterada. Ao invés de fazer uma licitação
para escolher uma empresa que fizesse as obras sob a direção da prefeitura,
decidiu-se pela concessão do parque inteiro à iniciativa privada, com um
projeto bastante polêmico. O parque foi concedido por 35 anos ao consórcio
Rio+Verde, do qual Alexandre Accioly é o principal investidor.
É possível fazer a concessão de um parque público? Não
é o ideal, já que teoricamente o poder público deveria utilizar os recursos
disponíveis para fazer a manutenção desses espaços. Mas, concessões têm sido
feitas. A do Parque da Catacumba, por exemplo, gerou intervenções minimalistas.
Ali foram feitas a sinalização de uma trilha, estruturas de arvorismo e
escalada, e uma tirolesa. Já a concessão do Jardim de Alah se deu com um
projeto que altera de maneira muito radical a sua fisionomia, apesar do parque ser
tombado pelo próprio Município do Rio de Janeiro.
O projeto propõe a construção de edificações para
receber lojas, restaurantes e estacionamento, supressão e realocação de árvores
e exploração de serviços. No trecho do parque na lateral próxima a
Ipanema, e junto à Lagoa, o projeto propõe a construção de uma laje acima do
solo, a menos de 10 metros do espelho d’água. Essa laje cobriria a extensão de
aproximadamente quatro quadras, entre a rua Barão da Torre e a avenida Epitácio
Pessoa. Sua parte superior seria coberta por vegetação e alguma arborização. Sob
essa laje haveria lojas, restaurantes, um mercado e estacionamento. Para a
construção dessa imensa laje, haveria, como consequência, a necessidade de
remoção ou realocação de árvores, o que foi contabilizado em 130 indivíduos de
tamanhos variados.
Evidentemente, que uma laje coberta por vegetação,
construída sobre uma edificação, pode ser um ganho ambiental. Mas, uma laje
sobre um parque, cobrindo uma área já permeável, mesmo com os promotores do
projeto falando o contrário, não tem como ser considerada um ganho para o meio
ambiente. Ainda mais quando sua construção exige o corte de árvores e a
impermeabilização de milhares de metros quadrados. Está aí, talvez, o grande
equívoco do projeto. A concessão do parque mira ganhos excessivos e, para
tanto, necessita da construção de área em excesso sobre o parque. O seu caráter
bucólico, idílico, seria substituído pela característica de um shopping à beira
d’água. E a perda de permeabilidade do solo, quando se sabe das consequências
de tal ação, é um absurdo.
O projeto propõe também uma creche para as crianças da
Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional localizado em frente ao canal,
construído por iniciativa de Dom Hélder Câmara, e que recebeu desalojados da
antiga Favela do Pinto. Ótimo, o projeto do Parque do Flamengo previu
estruturas voltadas para as crianças, que acabaram tendo seu uso desvirtuado.
Um bom projeto de arquitetura daria conta da creche em harmonia com o
jardim.
O projeto da Rio+Verde visualiza os frequentadores
consumindo alimentos e bebidas nas instalações que seriam construídas. Não
haveria problemas se uma estrutura leve, também em harmonia com o jardim,
resolvesse isso. Mas não, o consórcio quer a frequência, e o consumo, de
centenas ou milhares de pessoas. Aí está a questão, o projeto do consórcio
supera em muito a capacidade de suporte do Jardim de Alah. É um projeto
equivocado para o local a que se destina.
Então chegamos a isso, um impasse que o Prefeito se
recusa a reconhecer. O Jardim de Alah poderia ter sido bem conservado pela
Prefeitura, mas não foi. A Prefeitura poderia ter feito a recuperação do Jardim
de Alah, mas não o fez. A concessão do Jardim de Alah poderia ter sido feita
com propostas de intervenções mais delicadas e menos invasivas, mas não foi. A
Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderia ter sido mais cuidadosa na
apreciação do projeto proposto, mas esse poder lhe foi retirado. O prefeito
poderia ouvir o clamor público contra o atual projeto para o Jardim de Alah,
mas não o faz. Aparentemente, a única esperança seria a justiça obrigar a
Rio+Verde a rever o seu mau projeto.
Artigo publicado em 13 de fevereiro de 2024 no Diário do Rio.
Um crime que esta sendo cometido e que hré então, não ha um movimentp social e politico que impeça esse crime. Forme im grupo de tecnicos, e estudem o projeto, oferecendo novas soluções. As 130 arvotes, parece que já foram jogadas no chão
ResponderExcluirHá grupos se organizando sim. As 130 árvores ainda não foram cortadas.
ResponderExcluir