Autolib em Paris |
Máquina cobiçada, que pouco a pouco foi ganhando mais e mais espaços na maioria das cidades do mundo, ela desalojou os pedestres para espaços residuais das ruas, as calçadas. Muitas vezes, estas se tornaram mais estreitas pelo alargamento das pistas, para dar passagem a uma frota que nunca parou de crescer. Não só as ruas se modificaram, mas também as edificações. Para acomodá-los, jardins se transformaram em garagens. Novos prédios foram construídos com vários pavimentos dedicados aos automóveis. Uma monstruosidade urbanística, que rouba janelas das baixas alturas, onde o pedestre poderia fazer contato visual com os moradores.
No Rio de Janeiro, a partir do ex-Governador Lacerda,
cometeu-se o crime de extirpar uma ampla rede de trilhos para bondes, que
cobriam a maior parte dos bairros, para dar mais espaços aos automóveis. E a
partir daí, infindáveis recursos públicos, que poderiam ter sido aplicados em
escolas e hospitais, foram direcionados para a construção de túneis e viadutos
que prometiam o fim dos engarrafamentos. Era o período conhecido como
rodoviarismo. Mal sabiam que quanto mais estruturas de trânsito são
construídas, mais carros aparecem.
Até governos de esquerda recorreram a generosos incentivos
fiscais à produção de automóveis, sem qualquer exigência de contrapartida de
melhorias da eficiência dos mesmos do ponto de vista ambiental. É difícil mudar
mentes que se formaram em momentos de ascensão do uso do automóvel.
No entanto, urbanistas e dirigentes municipais nas cidades
mais inovadoras do mundo vêm agindo por uma “domesticação” dessa fera,
reduzindo os espaços dedicados a ela. Calçadas voltaram a ser alargadas, ruas
vêm sendo tornadas para uso exclusivo dos pedestres, estacionamentos nas vias
públicas vêm sendo reduzidos e taxas vêm sendo instituídas para quem deseja
circular de automóvel em áreas centrais. Em Paris, as pistas em torno de
monumentos e de rótulas vêm sendo estreitadas para dar lugar a jardins e
calçadas. Nova Iorque transformou Times Square em área de pedestres e alargou
calçadas, assim como criou ciclovias em boa parte das avenidas da cidade.
Londres taxa os automóveis que entram na sua área central.
O automóvel não precisará desaparecer, mas a necessidade de
possuí-lo vem sendo relativizada. Em 2011 a região metropolitana de Paris foi a
pioneira no lançamento de um serviço de carros elétricos compartilhados, o
Autolib, no mesmo modelo das bicicletas compartilhadas, o Velolib. Inicialmente
foram 300 veículos em 250 pontos, sendo 180 deles dentro daquela cidade. O
objetivo seria alcançar um total de 3.000 veículos, disponíveis em 1.200
estações. Também a cidade de Berlim tem o seu sistema de carros elétricos para
aluguel, o Flinkster.
As cidades brasileiras estão bastante atrasadas nesse
processo. A parte da classe média com possibilidade de acesso à propriedade de
um automóvel e as famílias mais ricas não querem saber de reduções nas benesses
a esses seus entes queridos. E esses grupos têm um enorme poder de influência
sobre as políticas públicas das cidades. No Rio, viadutos e túneis ainda são
parte das obras prioritárias da Prefeitura.
Em 2011, no segundo mandato do atual prefeito, a Prefeitura
do Rio de Janeiro abriu uma chamada pública no Diário Oficial para receber
propostas de exploração de estações de carros elétricos compartilhados. No
entanto, aparentemente não houve interessados, uma vez que o assunto não foi
mais ventilado.
Agora uma novidade vem de Niterói, com o início de um
sistema de aluguel de carros urbanos compartilhados naquela cidade. Não é um
projeto de iniciativa do poder público, mas um projeto da locadora LocaLivre em
sociedade com a startup Walli. São carros convencionais, ou seja, não
elétricos, acessados por aplicativo, como as bicicletas do Itaú, por exemplo. O
aluguel custa R$ 12,00 a hora acrescidos de R$ 0,95 por quilômetro rodado,
estando incluídos o combustível e o seguro. Inicialmente são duas estações, mas
a pretensão dos investidores é de ter mais. É uma iniciativa ainda tímida, mas
interessante de ser acompanhada.
Também em Niterói está surgindo um serviço público e gratuito
de bicicletas compartilhadas, da Prefeitura, o Nit Bike. A municipalidade
investirá cerca de R$ 8,5 milhões por ano no sistema, que permitirá o uso sem
custo por até uma hora. Tendo percebido que o sistema privado de bicicletas
compartilhadas não se interessava por bairros populares, a Prefeitura instalará
suas estações também nesses locais.
A revisão do espaço dedicado aos automóveis nas cidades também
precisa ser feita entre nós. O caminho é uma maior oferta de meios de
transporte público de qualidade, que promovam a preferência por eles, em
detrimento do carro. A disponibilização de automóveis para aluguel nas ruas vem
ajudar, tornando a sua propriedade um luxo desnecessário. Pouco a pouco talvez
vejamos o espaço desses veículos em nossas cidades ser reduzido, dando espaço a
uma maior convivência tranquila entre as pessoas.
Artigo publicado em 11 de abril de 2024 no Diário do Rio
Excelente abordagem!
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