domingo, 12 de dezembro de 2010

Cervejaria Brahma

Construção do Sambódromo, vendo-se a cervejaria Brahma à esquerda

Os prédios da antiga cervejaria Brahma no Catumbi acabam de ser condenados! Eles são os últimos resquícios do passado fabril daquele bairro. No passado, o Catumbi foi retalhado para a abertura da Linha Lilás, o que gerou uma diáspora dos seus antigos moradores e a perda de identidade. Mais tarde, com a construção do Sambódromo, outra parte do casario restante também foi demolida. Mesmo assim a Brahma resistiu todos esses anos, já que nesse período por diversas vezes foi negada a autorização para sua demolição. No entanto, agora essa demolição é iminente.
O Sambódromo, apesar de sua inserção problemática no bairro, foi tombado pelo Estado do Rio de Janeiro a pedido de Darci Ribeiro. Nesse tombamento, a cervejaria Brahma foi incluída como área de sua ambiência. Não era um tombamento, mas significava uma proteção à cervejaria. No entanto, pouco a pouco, a empresa passou a demolir o interior do prédio mais próximo ao Sambódromo. Agora, em função das Olimpíadas - sempre elas – o Sambódromo vai ser ampliado às custas da demolição desse prédio. Como se não bastasse, o outro prédio que se encontra afastado e a chaminé também deverão ir ao chão, já que a empresa planeja trocar seu investimento no Sambodromo pelo direito de construir um prédio negro de Niemeyer no terreno. A Ambev ira vender esse direito ao repassar o terreno a terceiros.
A antiga cervejaria Brahma tem um certo valor histórico, pois é parte de um período em que aquela área tinha indústrias e fábricas. Tem, também, valor paisagístico, já que marca a paisagem local já há tantos anos. A sua perda é mais um golpe na identidade do Catumbi e uma perda para toda a cidade.

3 comentários:

  1. A cada dia o bairro está ficando menor, hoje estou pesquisando mais sobre ele, tenho orgulho de como era, infelizmente agora está tudo acabando, não só o Catumbi, mas muitos bairros do Rio de Janeiro, isso tudo por causa de uma coisa que fala mais alto para a sociedade, DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  2. Não precisamos de inimigos externos para destruir nossa cidade - o poder "público" e seus aliados são os primeiros a destruir o passado urbano. E seus aliados contribuem para a degradação ambiental e social da cidade. Esgoto a céu aberto em plena 1o. de abril, na Praça Cruz Vermelha onde fica o INCA. LIGHT/CEG disputam na explosão de bueiros e incêndios provocados por ligações clandestinas. Fora a bandidagem, fardada ou não, engravatada ou só de bermudão...

    ResponderExcluir