quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Turismo na Turquia, algo muito sério

A Turquia é um pais surpreeendente. Poucos brasileiros a visitam, o que é uma pena. Ademais, eles demonstram gostar de brasileiros. Situado na fronteira entre a Europa e o Oriente, o solo turco foi palco da fricçao entre os diversos povos e culturas que por ali passaram. Os gregos, com Alexandre o Grande o dominaram, contruindo cidades que hoje sao ruinas riquissimas. Também os romanos, os mongois e os cruzados ali dominaram por longos periodos, deixando marcas na cutura do povo turco. O império otomano, pela primeira vez, impos a cultura da Turquia a outros territorios vizinhos. Por fim, a aventura da aliança com a Alemanha na primeira guerra trouxe a ocupaçao por potencias ocidentais, so resolvida com a criaçao da Republica por Attaturk, que quer dizer o pai dos turcos.
Assim, a herança cultural da Turquia inclui ruinas greco-romanas, igrejas e casas dos primeiros cristaos, igrejas bizantinas, mesquitas deslumbrantes, munumentos da Republica , além de escavaçoes arqueologicas de periodos anteriores aos gregos. Para lidar com esta riqueza, e mostra-la aos visitantes, um guia de turismo deve estudar quatro anos na universidade. Somente apos estudos sobre esta vasta herança cultural, os guias recebem uma licença nacional, sem a qual nao podem trabalhar.
Cada localidade apresenta diferentes possibilidades de exploraçao pelo turista e os roteiros disponiveis sao bastante claros e bem estruturados. Em qualquer localidade que se chegue, um guia podera lhe oferecer pacotes de um ou mais dias, que se revelam muito uteis, pois sem eles a descoberta de certas atraçoes seria bem mais dificil.
A segurança também é um fator importante, pois nao ha aparentes ameaças a turistas e nem à populaçao em geral, que anda livremente pelas ruas até altas horas da noite.
Todo este esforço é muito bem recompensado por levas de turistas de diferentes paises que chegam à Turquia. Chama a atençao a presença dos japoneses e, crescentemente, de chineses.
Este profissionalismo no trato do turismo é algo que o Brasil precisa urgentemente aprender. Mas por enquanto, o nosso Ministério do Turismo é apenas mais um ativo nas maos da familia Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário