sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Audiência pública das demolições

     Audiência pública da privatização do Maracanã no Galpão da Cidadania  

 Audiência Pública é um instrumento relativamente novo entre nós. Sua função é permitir que a sociedade seja ouvida quanto a projetos públicos que possam interferir na organização das cidades e na vida dos cidadãos. Ouvir a sociedade significaria então receber seus questionamentos e considerá-los, aprimorando assim os projetos em discussão.
No dia 08 de novembro o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou uma audiência pública no Galpão da Cidadania para discutir a privatização do Estádio Maracanã e do Maracananzinho, e as propostas do mesmo governo de demolição do antigo Museu do Índio, do Estádio Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio Delamare e da Escola Municipal Friedenreich, todos localizados no entorno desse complexo esportivo. Estavam presentes centenas de pessoas, entre políticos, alunos e pais da escola Friedenreich, torcedores, índios, atletas e cidadãos comuns.
O que poderia parecer um exercício da democracia revelou-se apenas o cumprimento de uma formalidade para que o governo estadual fosse em frente com seus insanos propósitos. As poucas pessoas da audiência que chegaram a usar a palavra foram unânimes em condenar as demolições pretendidas. A plateia, em massa, repudiou os termos da audiência, manifestando-se através da exibição de cartões vermelhos, de apitaços, de palavras de ordem cantadas, etc. Mas o Secretário Régis Fichtner manteve-se impassível, seguindo a todo custo o ritual que o possibilitaria mostrar em eventuais contestações judiciais um simulacro de audiência pública. Ao fim, declarou apenas que o projeto não seria mudado, já que o considerava o melhor para o Estado. Ficou bastante claro que nunca houve por parte do governo a intenção de considerar qualquer reparo crítico dos cidadãos presentes e que a audiência pública era apenas um evento para chancelar decisões que o senso comum desaprova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário