quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um parecer contra a opinião do senhor governador

Antigo Museu do Índio no Maracanã

Nas décadas de 1980 e 1990, o poeta Eucanaã Ferraz trabalhou no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac e lá dirigiu o setor de pesquisas. Uma de suas ações  foi o desenvolvimento de estudos naquele departamento, em 1997, voltados para o tombamento do antigo Museu do Índio, no Maracanã. Tanto os pesquisadores, como os arquitetos concluíram pela recomendação do tombamento estadual do imóvel, o qual não ocorreu por razões de ordem política. Agora, no momento em que o governo vem tentando demolir o mesmo alegando não ter valor cultural, é interessante conhecer parte do parecer técnico do Inepac sobre o Antigo Museu do Índio.

... "Nossa equipe, no entanto, conseguiu reunir um número expressivo de dados históricos e material iconográfico, além de realizar algumas visitas ao local, em parceria com os arquitetos do 'Departamento de Patrimônio Natural e Cultural'.
Os resultados alcançados comprovaram as impressões que nos motivaram em direção aos estudos sobre o bem: seu valor cultural, histórico e arquitetônico.
Cabe notar, inicialmente, que a construção é um típico remanescente de um sítio que, com os anos, sofreu uma violenta desagregação. Estamos, desse modo, diante um testemunho eloquente de uma qualidade urbana que se perdeu quase totalmente.
O prédio também chama atenção por constituir-se como exemplar de arquitetura eclética do início deste século, destacando-se, pelas intervenções e soluções formais, das obras anônimas e convencionais de então.
(...) Acreditamos que o tombamento Estadual do prédio do antigo Museu do Índio, abandonado há vários anos e em precário estado de conservação, será importante não apenas para sua preservação, mas poderá ajudar no trabalho de revitalização da própria área em que se insere."

Eucanaã Ferraz
Diretor do departamento de Pesquisa e Documentação - Inepac


Nenhum comentário:

Postar um comentário